segunda-feira, 29 de abril de 2013

Microformatos Html 5


Usando Formatos

O objetivo microformats é descrever o conteúdo da página contextual para computadores e motor de pesquisa indexadores sem parecer diferente para o visitante médio. Os exemplos podem incluir eventos de calendário, descrevendo as relações, números de telefone e até mesmo editores ou produtores em um determinado projeto.
O benefício real a partir de microformats é como a plataforma não está diretamente ligado ao HTML.De facto, as características podem ser adaptadas para uma larga gama de documentos de estilo XML bem. Estes podem incluir feeds RSS e Atom que tirar proveito de muitos microformats comuns.

Guia Básico de Referência

Abaixo está uma pequena coleção dos microformats mais populares:
• ADR - Endereço marca um endereço da rua 
• FOAF - descrição da relação entre dois sites (Friend of a Friend)
 • Geo - marca a localização geográfica 
• XFN - descrição de um relacionamento website (XHTML Friendship Network) 
• Rel - atributo de relacionamento ( ex: nofollow, diretório home)
 • hCard - cartão digital para contatos 
• hCalendar - designa eventos e contexto de data-sensível 
• hAudio - propaga conteúdo de áudio ou Podcasting

Usando Microformats no Código

Um dos principais conceitos por trás microformats é entender como sub-elementos reagir.Normalmente você estará usando a classe atributos HTML ou ID para atingir valores individuais. Os elementos em questão pode ser qualquer coisa usada para abrigar dados contextuais.
Muitas vezes isso inclui uma extensão ou referência de hiperlink. Estas são as tags simples, que não interrompa o fluxo de documentos e pode facilmente ter uma classe ou ID aplicada. Abaixo eu adicionei um pequeno exemplo de uma lista ordenada contendo informações de endereço.

1
2
3
4
5
< ol class = "adr" >
< li class = "street-address" > 29 April st. </ li >
< li class = "localidade" > São Paulo </ li >
< li class = "país-name" > Brasil </ li >
</ ol >
Isso seria mais útil ao abordar a sede de uma corporação ou empresa partilha a localização de um evento particular. No entanto, muitas vezes, seria mais fácil para marcar conteúdo com os valores dos atributos do calendário se você estiver fazendo referência a um evento.

Construindo Índices de Eventos

Os nomes das ruas e localizações geográficas são usados ​​em microformats não apenas por crawlers, mas robôs automatizados e SE indexadores de conteúdo. Google, Yahoo! e Bing trabalhar incansavelmente indexação de páginas e construção de um banco de dados pesado de informação contextual.
1
2
3
4
< div class = "VEVENT" id = "hCalendar-Web-Design-Gallery" >
< abbr class = "dtstart" title = "2011-02-05T09 :30-05: 0000" > 05 de fevereiro 09h30 </ abbr >: < abbr class = "dtend" title = "2011-02-07T12: 00 -05:00 " > 7 12:00, 2011 </ abbr >:
< palmo classe = "Resumo" > Web Design Gallery </ palmo > em < intervalo de classe = "local" > Houston, TX </ palmo >
</ div >
O código acima é um exemplo útil para escrever informações sobre o evento. Isto é referência a uma galeria de design em Houston, Texas no dia 5 de fevereiro. Observe o abbr tag é usada para as seqüências de data e hora, enquanto uma tag span simples mantém a localização e informação do evento.

Formatos de relacionamento

Alguns dos microformats mais populares incluem aqueles que descrevem dados de conteúdo. Mais especificamente, esses formatos podem ser usados ​​para descrever como contextual dados se encaixa no site atual e qual a sua relação.

XFN é possivelmente um dos mais populares, que é usado em elementos de hiperlink. Ao definir umxfn atributo que você pode dar a cada link para uma referência fora do seu toque pessoal. Abaixo está um código hyperlink com apenas um exemplo.
1
< a href = " http://www.yoursitehere.com " rel = "me" > Meu Site </ a >
Esta referência coloca um link para seu próprio site dentro do seu conteúdo da página. Desta forma crawlers Web Bot é capaz de verificar o seu código fonte da página e perceber esses links estão apontando internamente em direção ao seu próprio conteúdo.
Aqui está uma pequena lista de possíveis valores XFN. Estes devem ser usados ​​com moderação e não são obrigados a executar um site compatível com XHTML. No entanto, eles não podem prejudicar a sua marcação e são uma excelente forma de se adaptar para a próxima geração da web.
 amizade (contato, conhecido, amigo) 
 física (conheci pessoalmente) 
 profissional (co-worker ou colega) 
 geográfica (co-residente ou vizinho) 
 família (filho, pai, irmão, cônjuge, parentes) 
romântico ( musa, paixão, data, querido) 
 relacionamento (eu!)
Ferramentas Galeria
Além dos inúmeros livros e tutoriais também há muitas ferramentas de referência online. Para o web designer média estes podem autorizar uma bênção, salvando uma grande quantidade de tempo e frustração em um projeto.
Abaixo estão 5 peças populares de software baseado na web para a geração de micro-formato dinâmico. Confira alguns dos documentos no site da microformats se você ainda está confuso sobre o uso dessas ferramentas.

hCalendar Creator

hReview Creator

hCard Creator

XFN 1.1 Creator

hResume Creator

Estes são alguns tópicos introdutórios para obter microformats escrita iniciados. A especificação está crescendo e se tornando amplamente aceito entre os desenvolvedores web no mundo. A esfera web está evoluindo rapidamente e incluindo novos conceitos como estes para auxiliar na evolução.